terça-feira, 30 de março de 2010

PARADAS DE ÔNIBUS

Podemos afirmar que Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades modelos no Brasil, além de ser idêntica a muitas da Europa, onde a qualidade de vida é boa. Dentre muitas das suas qualidades, estão os seus parques e zonas verdes tão grandes e bem cuidados. Outro aspecto curioso, que é quase a imagem de marca de Curitiba, são as paradas dos ônibus que se assemelham a grandes tubos envidraçados.
Uma reflexão mais atenta sobre este equipamento urbano permite descobrir algumas vantagens e desvantagens associadas ao seu uso:

Principais Vantagens:
Organização da fila dentro do tubo, proteção contra chuva e sol, a existência de um funcionário no tubo permite a compra da passagem sem necessidade de demorar o veículo, acesso facilitado a cadeirantes, pois todas as plataformas estão equipadas com um elevador hidráulico, iluminação noturna, que pode diminuir a criminalidade e facilidade de identificação no ambiente urbano.

Principais Desvantagens:
Nas maioria das cidades brasileiras não existe a via expressa para ônibus, custos de manutenção (da plataforma hidráulica e de limpeza), área de ocupação da via pública (impossível em cidades de ruas estreitas e antigas), preço do equipamento, recanto convidativo para mendigos, existe algum perigo de quedas dos usuários, especialmente quando os condutores não imobilizam o veículo no local certo e as plataformas (entre o veículo e o tubo) não ficam alinhadas.

Mas, apesar de tudo, a minha apreciação global quanto a este equipamento é positiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário