Olá pessoal! Hoje em dia, grande parte da população se locomove por meio de transportes coletivos, então nada mais correto do que tais transportes serem também adaptados para deficientes físicos em geral, pois todas as pessoas têm o direito de ir e vir de maneira igualitária, independente das suas limitações físicas. Para falar a verdade, o ideal seria se todos os ônibus fossem assim, e não só alguns, como acontece aqui em Fortaleza/Ceará.
Infelizmente esse é ainda um problema em muitas cidades; a falta de informação, a falta de interesse e de comprometimento com as pessoas deficientes deixa a desejar, de forma que muitos espaços não se adequam a essas pessoas especiais.
A foto acima corresponde a um elevador portátil aplicado em transporte coletivo de Fortaleza/CE, utilizado por deficientes físicos. O qual compreende vários componentes, caixa de moto-redutor, trilho, plataforma, botoeira ou comando de controle remoto e tomada elétrica. Essas partes são montadas individualmente sob os degraus do ônibus, quando do acesso e desembarque de deficientes físicos no mesmo; o ônibus no seu interior é projetado para armazenar tais componentes, sendo os mesmos leves de e fácil manuseio, há também um local específico para a cadeira de rodas, fixando sua cadeira de rodas em cinto apropriado, tendo até mesmo um cinto de segurança específico para proteção de sua integridade física.
Os elevadores para deficientes, são elétricos, normalmente em ônibus mais antigos. O cobrador aciona uma chave, e o elevador "desce" até a calçada, ai a pessoa sobe e o cobrador aciona a chave, fazendo o elevador subir. Esse tipo de ônibus costuma dar muitos problemas na parte elétrica. Os ônibus atuais, os mais modernos, são do tipo "piso baixo", ou seja, não possuem elevador e se adaptam à altura das calçadas, através de uma rampa basculante, que é movida manualmente pelo cobrador ou motorista.
Quanto mais esse assunto for abordado e o conhecimento for repassado para as pessoas, mais chance temos de melhorar as condições nas cidades, construindo assim um país mais justo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário