quinta-feira, 8 de abril de 2010

VALE A PENA CONFERIR..

Não consegui postar o vídeo aqui, mas considero essa reportagem interessante para as pessoas visualizarem um pouco mais a vida de deficientes em geral.
O link é esse aqui:

http://mais.uol.com.br/view/197181

quarta-feira, 7 de abril de 2010

MOTEL ACESSÍVEL

Mesmo que sabendo que vivemos em um mundo globalizado, onde todo e qualquer assunto pode ser discutido sem nenhum preconceito, por diferentes motivos, muitas pessoas ainda tem receio de falar sobre sexualidade, e temas relacionados.
Entretanto, acredito que esse tema deve ser abordado sim! E como todos estão incluídos, nada melhor e mais justo do que um motel adequado para pessoas com necessidades especiais.
Achei essas fotos interessantes, para comprovar que todos são iguais, independente das limitações.
A foto acima e as fotos abaixo mostram os espaços da suíte de um motel em São Paulo, que aparentemente atende todos os requisitos da acessibilidade.
Este sim é um exemplo que deve ser seguido, ou seja, esse comprometimento com os cadeirantes e pessoas especiais deveria acontecer não só em motéis, mas em restaurantes, teatros, bares, bancos, shoppings e principalmente, em casas e vias e espaços públicos.



terça-feira, 6 de abril de 2010

UM SOFÁ DIFERENTE...

A empresa israelita Animi Causa surpreende com a criação de um sofá ergonômico e muito original que se molda ao corpo de quem tiver o prazer de o experimentar!
O formato quase parece um cacho de uvas gigante, composto por 120 bolas ultra-confortáveis e interligadas por um sistema em plástico, confeccionadas em nylon e recheadas com espuma de poliuretano.
O conceito “Feel Seating System” foi inspirado na estrutura molecular (a forma básica de qualquer objeto) por isso, o sofá é completamente flexível e pode ser colocado num número ínfimo de posições… basta usar a imaginação!
Disponível nos tamanhos médio (largura: 130 cm; comprimento: 160 cm; altura: 14 cm) e XL (largura: 180 cm; comprimento: 220 cm; altura: 20 cm), o “Feel Seating System” – em vermelho, azul, preto, cinza ou castanho – é um mimo para qualquer casa, permitindo diversas combinações decorativas de acordo com cada ambiente.
A empresa Animi Causa garante que a montagem é realizada manualmente, e aceita encomendas de qualquer parte do mundo.
(contato com a empresa através do seu site: www.animicausa.com)

segunda-feira, 5 de abril de 2010

ERGONOMIA PARA PETS: mais conforto e saúde para seus bichinhos de estimação

(6 inches = aproximadamente 15 cm).


Não sei se muita gente tem idéia, mas existem centros de estudos sobre ergonomia para animais. As pesquisas levam em consideração as características corporais de cada raça e tamanho de animal para proporcionar melhores condições de postura em suas atividades. As imagens mostram dois tipos de atividades cotidianas (e primordiais) dos bichinhos, que são comer e dormir.



Os pratos elevados são recomendados pelos veterinários para ajudar a prevenir problemas digestivos, dores na coluna e artrites.

E as caminhas dos nossos “filhos”? Como escolher uma boa opção? Bom, primeiro é necessário saber o tamanho ideal da cama para o seu cachorro. Para fazer isso, meça seu cachorro da cabeça até o rabo no momento que ele estiver esticado. Com essa medida você saberá qual o tamanho da cama que vai acomodá-lo confortavelmente numa posição de relax.

Já em relação ao material, hoje já existem colchões ortopédicos para cachorros que parecem mesmo com os que encontramos para “gente” (só que em tamanhos menores). A maior diferença está no peso. Colchões para cachorros não devem ser muito pesados para que possam ser movimentados com facilidade na hora de limpar em volta.

Os mesmo materiais que dão as características ortopédicas aos nossos colchões (com exceção de molas) já estão sendo usados em colchões para cachorros (espumas capazes de ceder às curvaturas do corpo sem que o mesmo afunde como um todo).

Mas se você não quiser fazer um investimento mais alto, vale usar uma cama com espuma mais baixa que será mais adequada para a coluna do cão do que aquelas com espuma muito mole que afundam muito.

Por último, é interessante procurar uma cama que tenha uma capa de material resistente, impermeável e removível para lavagem. Um poliester bem resistente pode agüentar uso pesado e arranhões. Com essa capa você vai conseguir manter seu pet mais confortável por mais tempo!

domingo, 4 de abril de 2010

Uma vergonha...



Infelizmente, nem tudo é como a gente quer...
Depois de muitas postagens positivas, mostrando as mais diversidades ergonômicas, que dia após dia vem sendo implantadas na nossa sociedade, nos trazendo melhoria da qualidade de vida, venho mostrar uma triste realidade brasileira.
Já temos conhecimento de muitas calçadas, escadas e rampas irregulares no país, mas essa imagem mostra a calçada da sede do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), em Formosa, Goiás.
É uma situação lamentável: justamente o órgão que deveria fiscalizar a acessibilidade nos edifícios e o cumprimento das regras, dá o vergonhoso exemplo contrário, logo em sua entrada principal.

sábado, 3 de abril de 2010

CORRIMÃO E SEGURANÇA




Sempre gostei muito de escadas, pois elas são elementos bem marcantes, que podem diferenciar e destacar um espaço, uma vez que possuem uma infinidade de possibilidades para seu desenho, como por exemplo escolha de materiais, estrutura e local.

Mas o primeiro e o mais importante passo, para dar inicio ao projeto de uma escada é a segurança e a obediência as normas. Exitem regras básicas que garantem o conforto e consequentemente a segurança para seus usuários, tais como:

- a altura de todos os espelhos deve ser a mesma, para não causar tropeções, sendo que a altura máxima dos espelho deve ser 19cm;

- o comprimento minímo da pisada deve ser 25cm e o máximo 35cm;

- o número máximo de degraus consecutivos deve ser 16;

- as escadas devem ter largura mínima de 90cm;

- os corrimãos devem ter altura em torno de 90cm, a partir do plano dos degraus;

- existe uma regra que direciona a proporção entre a altura e a pisada dos degraus e garante o bom funcionamento das escadas, que é a seguinte: 2e+p deve ser um número maior que 63cm e menor que 64cm. (Sendo "e" a altura do espelho e "p" o comprimento da pisada).

Vale salientar que antes de desenhar, deve-se seguir essas e outras regras da ABNT, que são fundamentais, e então, só depois de atender os requisitos de segurança, estamos livres para criar!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

ERGONOMIA E BELEZA

Sempre achei que todo box de banheiro deveria ter ao menos uma barra de apoio, considerando que é muito fácil escorregar e se machucar durante o banho...
É claro que onde moram pessoas com necessidades especiais, idosos e crianças, elas são indispensáveis, mas em outras ocasiões também são recomendáveis pois auxiliam na movimentação, proporcionando muito mais segurança.



Melhor ainda é quando há a união da segurança com a beleza, pois todos gostam de frequentar um espaço onde há conforto, principalmente quando esse espaço é a nossa residência, como se pode ver nas fotos acima.
Vale salientar que antes de adquirir e instalar equipamentos desse estilo deve-se verificar que peso suportam e se atendem as normas específicas da ABNT, altura, largura, comprimento, etc.
Além disso, é essencial primar o bem-estar e a segurança, adequando os espaços para uma melhor qualidade de vida de todo ser humano.

terça-feira, 30 de março de 2010

PARADAS DE ÔNIBUS

Podemos afirmar que Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades modelos no Brasil, além de ser idêntica a muitas da Europa, onde a qualidade de vida é boa. Dentre muitas das suas qualidades, estão os seus parques e zonas verdes tão grandes e bem cuidados. Outro aspecto curioso, que é quase a imagem de marca de Curitiba, são as paradas dos ônibus que se assemelham a grandes tubos envidraçados.
Uma reflexão mais atenta sobre este equipamento urbano permite descobrir algumas vantagens e desvantagens associadas ao seu uso:

Principais Vantagens:
Organização da fila dentro do tubo, proteção contra chuva e sol, a existência de um funcionário no tubo permite a compra da passagem sem necessidade de demorar o veículo, acesso facilitado a cadeirantes, pois todas as plataformas estão equipadas com um elevador hidráulico, iluminação noturna, que pode diminuir a criminalidade e facilidade de identificação no ambiente urbano.

Principais Desvantagens:
Nas maioria das cidades brasileiras não existe a via expressa para ônibus, custos de manutenção (da plataforma hidráulica e de limpeza), área de ocupação da via pública (impossível em cidades de ruas estreitas e antigas), preço do equipamento, recanto convidativo para mendigos, existe algum perigo de quedas dos usuários, especialmente quando os condutores não imobilizam o veículo no local certo e as plataformas (entre o veículo e o tubo) não ficam alinhadas.

Mas, apesar de tudo, a minha apreciação global quanto a este equipamento é positiva!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Academia da Saúde





O investimento público na manutenção da saúde e qualidade de vida para o cidadão idoso é historicamente equivocada. É nessa falha social que as Secretarias Municipais de diversas regiões em parcerias com outros órgãos, iniciaram o projeto "ATI - Academias da Terceira Idade".
A implantação das Academias é de fundamental importância para o desenvolvimento social dos bairros. Além disso, trata-se de respeitar e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos idosos, oferecendo atividade física de graça, com estrutura de nível diferenciado com monitoramento técnico e científico.
É ideal que haja uma ação secundária que visa avaliar os idosos freqüentadores das ATI’s, verificando a real condição de saúde antes e após a implantação das academias. Nos últimos anos os trabalhos científicos a esse respeito têm estimulado a utilização da musculação para indivíduos idosos. Leva-se em consideração a ergonomia dos equipamentos adaptados, fator fundamental para o estímulo aos músculos, tendões, ligamentos, no aumento de força que é o fator mais limitante do idoso. O objetivo é facilitar sua condição diária no ato de levantar, caminhar, amarrar um cadarço, entre outras necessidades básicas.
Com a realização dos exercícios nos equipamentos, há melhora da capacidade cardíaca, aumento na mineralização óssea, sendo o mais eficaz trabalho no combate a osteoporose. As Academias da Terceira Idade estão instaladas em espaços públicos, com fácil acesso a todos, não só idosos, mas moradores dos bairros próximos, pessoas interessadas, enfim, todos os cidadãos, como mostra nas imagens acima.
Procure se informar se na sua cidade há uma Academia, e apoie essa idéia!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Esportes SIM!

Uma prova real de superação e força de vontade é a constante presença de cadeirantes e deficientes físicos no mundo dos esportes. Isso mostra que as pessoas com necessidades especiais podem sim ser iguais, apesar das limitações e das dificuldades, além disso, cada conquista realizada é sempre mais um exemplo para ser seguido.
Jaciel Antonio Paulínio venceu, pela segunda vez, a 85ª Corrida de São Silvestre, em dezembro de 2009, na categoria cadeirantes. Com o tempo de 48min49s, o vencedor terminou com dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, mesmo não estando nas melhores condições físicas.
"É uma conquista da superação. Em setembro eu capotei, desmaiei, fiquei um tempo sem treinar e meu braço ainda não está totalmente colado", contou Jaciel para a GE.Net. Apesar da folga na liderança, o atleta revela que teve dificuldades na descida, logo depois da Avenida Paulista.
"A descida foi meio complicado, porque os corredores da minha frente eram mais pesados e abriram vantagem, mas depois, na subida eu consegui superar isto e terminar na frente", descreveu. "Dedico esta vitória as minhas filhas e meu filho",
agradeceu.
Completando o pódio para cadeirantes, Carlos Neves de Souza cruzou a linha de chegada com o tempo de 50min49s e aos 59min02s, Eduardo Aparecido Franca, que durante o percurso sofreu um acidente, caiu de sua cadeira de rodas e rolou no asfalto.

"A cadeira perdeu o freio, dei uma ralada no joelho e no ombro, mas já está tudo bem", explicou Eduardo.
Jaciel correu com um triciclo chamado handcycle, que pode chegar até 60km/h na descida da Rua da Consolação.

quarta-feira, 17 de março de 2010

PRAIA PARA TODOS!


Atualmente, o cotidiano das pessoas com necessidades especiais está sendo mais discutida, isso porque a novela Viver a Vida está abordando esse tema em sua trama. Na novela, a personagem Luciana é uma cadeirante, e em vários capítulos podemos ter conhecimento das dificuldades e particulares que uma pessoa na cadeira de rodas enfrenta no seu dia-a-dia, além da superação e da força de vontade para viver com dignidade, em busca da igualdade e do fim do preconceito da sociedade, apesar de suas limitações.
Como vemos nas imagens abaixo, uma das situações que a novela abordou foi a dificuldade para um pessoa especial ir à praia e se divertir como todos. E para que isso seja possível, há uma cadeira diferenciada, que elimina as barreiras e possibilita que um cadeirante leve muitos caldos no mar! Essa cadeira é chamada de "cadeira anfíbia" (foto acima) e o projeto "Praia Para Todos" está sendo desenvolvido nas praias com o objetivo de uma sociedade mais igualitária. Além da cadeira anfíbia, uma esteira (foto acima) é colocada para o acesso da pessoa à praia, já que o trajeto pela areia é um grande obstáculo.









segunda-feira, 15 de março de 2010

CADEIRAS ERGONÔMICAS





Especialistas em ergonomia e médicos ortopedistas aconselham cuidado especial na escolha da cadeira para aqueles que passam muitas horas sentados. É fundamental que ela tenha regulagem de altura de assento proporcionando três posturas básicas no sentar: inclinação para frente, posição vertical e inclinação para trás. Depois de observadas as exigências físicas, é só escolher entre os muitos modelos disponíveis aquele que combina melhor com seu home office.

Já existem cadeiras desse tipo ergonômicas que fogem uma pouco do visual “corporativo”, mas, se o modelo que você achou mais confortável tem jeito muito careta, experimente usar um tecido colorido, ou estampado. Isso vai quebrar esse ar sério de escritório.

Fica a dica: vale dar uma garimpada para achar uma cadeira funcional, confortável e elegante.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Que quarteirão hein?!!


Observando as fotos acima, da Avenida Washington Soares, em Fortaleza/CE, percebemos logo que esse quarteirão é muito comprido, ultrapassando o limite adequado de 100 metros.
Isso só traz desvantagens, para o retorno, para o trânsito, para a circulação e para a estética do local.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Barras



Existe um lugar para quem quer fazer exercícios mais específicos.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Ciclovia?



A Beira Mar é um lugar muito procurado para fazer atividades físicas, porém não encontramos ciclovias, o que dificulta qualquer ciclista de transitar pela mesma! E, agora, se os policiais verem algum ciclista transitando em cima do calçadão, a sua bicicleta é apreendida.

Um absurdo, não?

Postura ergonômica.

Neste vídeo observamos as dicas de postura correta, que causariam o menor desconforto possível e não seria, a longo prazo, prejudicial a saúde da nossa coluna e da visão.



Situações cômicas.

Este vídeo mostra como pequenos detalhes podem modificar o nosso dia-a-dia, de forma descontraída explica os problemas que a ergonomia busca resolver.




RAMPA INADEQUADA

Foto tirada em um shopping da cidade de Fortaleza - Ceará.

Em grande parte dos ambientes que possuem um bom movimento de pessoas, para que a circulação ocorra sem prejudicar o fluxo, é necessário a presença de rampas. Os lugares que possuem somente escadas para subir e descer nos pavimentos, acabam impedindo que a população com deficiência física frequentem os mesmos.

Entretanto, essa rampa possui muitos erros de dimensionamento, sua inclinação não está totalmente correta, na descida as pessoas se sentem desconfortáveis, como se estivessem caindo. Talvez, para tentar amenizar, foi colocado esse piso de borracha anti derrapante.


Inadequações em Fortaleza

Infelizmente, atualmente um caso como este é comum em grande parte da cidade de Fortaleza. Os espaços, nas calçadas, destinados a paradas dos transportes coletivos não estão adequados a população.
A imagem acima está um pouco desfocada, entretanto, pode-se visualizar uma pequena placa azul escuro na frente do poste. De acordo com a ETTUFOR, ela está sinalizando que este espaço é um ponto para parada de ônibus, só que as pessoas que ficam esperando o transporte estão a mercê de qualquer acontecimento ruim. Primeiramente, como nessa imagem não existe nenhuma cabine adequada, as pessoas têm que esperar em pé, em época de chuva, elas se molham; durante o dia, têm que ficar no sol quente, sentindo o mormaço na pele.
Como se pode ver, a inexistência da cabine nas paradas de ônibus, com assentos corretos e coberta protegendo contra chuva e sol traz muitos incomôdos para a população, além de criar uma situação mais propícia para assaltos.
Se em diversas regiões de Fortaleza exitem essas cabines, porque não ampliar a quantidade, fazendo com que todas as paradas sejam iguais para todos os cidadãos?

EXAGERO?

Em primeiro lugar, olhar para um imagem assim transmite uma sensação de bem-estar, dá vontade de caminhar sempre por lugares com essas características. Uma arborização correta ocorre quando as árvores altas nos dão a sombra necessária para proteção do sol, enquanto a vegetação mais baixa tem função mais de beleza, posi é sempre bom andar em lugares verdes.
O ideal seria se grande parte das calçadas tivessem arborização adequada, e não concentrações isoladas e distantes, pois, justamente por seu isolamento e exagero, essa situação da foto acima tem um verde agradável, mas não se torna favorável, pois impede a travessia das pessoas, tanto na própria calçada que ficou com um espaço muito apertado, quanto se estivermos do outro lado da rua e formos atravessar, não podemos, pois as plantas impedem.
Enfim, a nossa cidade continua ainda a predominância de calçadas, passeios e vias inadequadas ao cidadão.
Vale salientar que toda vegetação deve ser sempre podada e cuidada, porque não adianta nada se não matermos aquilo que nos faz bem.
Espero que gostem!

CALÇADAS


Nessa figura temos duas imagens de calçadas ou passeios aqui na cidade de Fortaleza/CE. Entretanto, as duas são distintas: uma foi tirada em uma região mais central da cidade, e retrata a adequação da calçada a pessoa com deficiência física, seguindo a norma que exige rampas com inclinações certas em todas as esquinas. Com isso, a locomoção igualitária para todos se torna realidade, pelo menos nesse aspecto.

Já a outra imagem, exibe um erro grave existente praticamente em todas as cidades brasileiras: calçadas com grandes diferenças de níveis, com obstáculos, ou postes, árvores, degraus, buracos, entre outros. Infelizmente, essa situação de inadequação ainda se faz muito presente, podendo-se afirmar que no dia-a-dia é dificil as pessoas conseguirem caminhar tranquilas. Além disso, por falta da fiscalização, muitas calçadas não estão nas dimensões corretas, com o espaço obrigatório que deveriam ter, tudo isso faz com que as pessoas prefiram andar nas ruas, correndo riscos devido a transição dos carros, do que nas áreas de passeio que deveria ser direito delas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Estacionamento para Cadeirante




Na avenida Beira-Mar encontramos estacionamento para cadeirante, porém nem sempre é respeitado.

terça-feira, 2 de março de 2010

Escada Rolante

foto da escada rolante no térreo do North Shopping - Fortaleza/CE

De acordo com a Wikipédia, uma escada rolante é um método de transporte que consiste em uma escada inclinada, cujos degraus movem-se para cima ou para baixo. A escada rolante transporta pessoas através de seus degraus, que continuam a ficar em uma posição horizontal. São usados para transportar confortavelmente e rapidamente um grande número de pessoas, entre andares de um dado edifício, especialmente em shopping centers.
A direção do movimento (para cima ou para baixo) pode ser permanentemente a mesma ou controlada por empregados de acordo com o horário do dia ou controlado automaticamente, ou seja, uma pessoa chegando à escada rolante pelo andar de baixo faria com que a escada movimentasse para cima, e vice-versa, uma pessoa chegando à escada rolante pelo andar de cima faria como que a escada movimentasse para baixo. Neste caso, o sistema é programado para que o sentido da escada não possa ser revertida enquanto haja pessoas usando a escada rolante.
A escada rolante foi inventada em 1897
, por Jesse Reno, em Nova Iorque, EUA. Charles Seeberger desenvolveu ainda mais as idéias de Wheeler, que então, juntamente com a Otis Elevator Company, usaram as melhores idéias de Reno e de Seeberger.
O resultado foi a criação da escada rolante moderna, que melhorou muito a vida da população, transferindo-a de um ambiente para outro sem desgaste nem perda de tempo, facilitando a locomoção, dimuindo o cansaço, principalmente em grandes empresas, shoppings e aeroportos, onde há o trânsito intenso de pessoas.
Sem dúvida nenhuma, a Ergonomia confirma que com estudo e dedicação pode-se ter um dia-a-dia mais confortável, sempre visando a melhoria na qualidade de vida de todos.

Do jeitinho "cearense-ergonômico" de ser...


Curtindo um momento de lazer, me deparei com uma situação interessante: pude unir a diversão e o descanso, sem deixar de ter uma idéia diferente para o trabalho e estudo.
Essa foto foi tirada nas dunas que ficam próximas a praia do Cumbuco, na Lagoa do Parnamirim. No topo da duna se encontra uma barraca de esqui, o sky-bunda e os turistas e visitantes recebem as dicas dos guias e experimentam esse emocionante esporte nativo, escorregando pela areia em uma tábua de madeira, e caindo com toda a vontade na água refrescante da lagoa. A sensação é tão boa que praticamente todas as pessoas querem repetir a proeza. Só que é justamente nessa hora que aparece o problema: a íngreme subida na duna, mais o peso da tábua de madeira que está sendo carregada, somados aos raios solares que incidem na areia, esquentando-a e queimando a sola dos pés fazem com que qualquer princípio de diversão acabe em puro cansaço.
Para amenizar o problema foram colocados pneus no decorrer da duna e um corrimão feito de corda e estacas de galhos. A idéia dessa escada e desse corrimão improvisados facilitou a subida, diminuiu principalmente a queimação nos pés, evitando assim a possível perda de clientes e exaustão dos guias dessa aventura típica da região.
Se pararmos para pensar, em todo lugar fazemos escolhas ergonômicas, algumas gritantes outras bem sutis, mas todas primam a adequação do trabalho à nossa vida. E mais uma vez o jeito cearense marca presença por onde passa.